segunda-feira, 7 de julho de 2008

O que é?

Dramaturgia - Na Fronteira das Linguagens é um curso introdutório com enfoque prático, que pretende unir o exercício da escrita teatral com uma investigação acerca das conexões entre atividades que também se valem de referências dramáticas. Assim, serão observados aspectos que distinguem mas que, sobretudo, revelam interpenetrações entre linguagens diversas, abrangendo desde as práticas dos contadores de histórias, passando pelo teatro, arte seqüencial, cinema e televisão, até os RPGs, jogos eletrônicos e desdobramentos transmidiáticos.

Também estão previstas palestras de pesquisadores convidados, que estejam lidando com os temas abordados no curso. Embora o conteúdo dessas palestras destine-se a dialogar diretamente com as atividades dos participantes inscritos, elas serão abertas ao público em geral.

O curso se desenvolverá a partir dos resultados de exercícios práticos de escrita dramatúrgica, com ênfase na observação do modo como se configuram elementos comuns a várias linguagens (ação, personagens, espaço-tempo). Será realizado o registro em vídeo desses trabalhos, bem como exibições públicas de cada etapa finalizada - work in progress - com debates e aplicação de questionários, visando alimentar o andamento do processo.


O curso acontecerá no período de 1.o de setembro a 2 de dezembro de 2008, concluindo com a apresentação dos resultados para o público e uma avaliação geral interna. Serão ao todo 140 horas e as aulas acontecerão sempre às segundas e terças, das 19 às 22h30. Atividades complementares, fora do horário das aulas, também estão previstas, como ensaios, gravações e as já mencionadas palestras. A grade completa do cronograma previsto será divulgada em breve.

As inscrições começarão dia 20 de julho próximo. Veja aqui, nessa mesma data, como se inscrever e outras informações importantes.

2 comentários:

  1. Fê, gostei! Acho que tá "PRECISO" em todos os sentidos, tá claro, transparente e com o visual leve. Tem as informações necessárias...
    Vou linKar e aparecer também, que é bom, né. Além de que, tu bem sabes que gosto de disseminar informações, né! "Xerão".

    ResponderExcluir
  2. Agradeço o comentário Lu. E apareça, sim, sempre que puder. Gosto das suas observações.
    Bjão

    ResponderExcluir