O que este curso se propõe a ensinar?
A proposta do curso é exercitar a escrita para peças teatrais, analisando como ela se estrutura e observando de que modo essa escrita se modifica quando é levada para outras linguagens, como a TV, o cinema, as histórias em quadrinhos, etc.
É um curso prático ou teórico?
Embora a ênfase seja na prática, o curso se utilizará das duas abordagens, recorrendo aos exercícios freqüentes para introduzir e demonstrar aspectos teóricos essenciais.
Que aspectos teóricos serão abordados?
Em resumo: origens da dramaturgia, estrutura do texto teatral, gêneros teatrais e sua configuração (tragédia, comédia, obras dramáticas, líricas e épicas; teatro do absurdo, melodrama), características dos textos teatrais através dos tempos, autores relevantes e a relação de suas obras com seus respectivos contextos históricos. Também serão enfocados aspectos essenciais de linguagens como a do cinema, da tv, das HQs, RPGs e videogames, de modo a evidenciar as conexões entre estas e a dramaturgia. Mas não será apenas isso. Como o curso também quer dar espaço para focalizar demandas apontadas pela própria turma, parte do conteúdo será identificada segundo o desempenho e as demandas dos alunos, à medida em que as aulas forem acontecendo.
Para quem se destina exatamente este curso?
Para todos os que gostam de escrever, especificamente aqueles que se identificam com o teatro e a escrita dramatúrgica.
É necessária alguma experiência?
Apesar de ser uma forma literária, o texto teatral destina-se ao palco. Assim, o interessado deve ter certeza de que gosta de teatro e de que sente imenso prazer em escrever e criar histórias.
Quanto custa o curso?
O curso é gratuito. Por conta disto e pelo fato de haver apenas vinte vagas, os participantes assinarão um termo de compromisso. Esse texto será assinado antes do início das aulas, após um encontro onde será detalhado o conteúdo do curso.
Quais os dias e horário do curso?
De 01/09 a 02/12/2008, às segundas e terças-feiras das 19 às 22h30, com atividades eventuais e complementares nas quartas-feiras, no mesmo horário, e em outros dias da semana, em períodos a serem acertados durante as aulas junto com a turma.
Ô...eu sinto um imenso prazer em escrever e contar histórias, mas ando na fase da "lua escondida", coisas da maternidade. Noite sem sono, embalando meu pequeno e maior amor. Mas quando ela tiver mais taludinha, se houver uma nova edição do curso, quero fazê-lo!
ResponderExcluirNunca mais nos vimos,por aí, né? Internet é bom por isso.
Beijos.
Olá, Rebeca!!!
ResponderExcluirSurpresa bela, esta maternidade!
A Lu me falou, fiquei feliz!
Te avisarei no caso de nova edição do curso, mas até lá, tem outras atividades pontuais das quais poderás participar, como palestras e apresentações do andamento dos trabalhos.
Olha, quero te ver e a nenem também. Vou marcar com Lu, ok?
Bjão e tudo de bom pra vocês!!!
Ah, que coisa boa, vamos adorar vê-lo, eu e Inaê!Fala com Lu. Pode ser num passeio, pode ser na casa de alguém - a minha, desde já, de portas abertas escancaradas pra vocês.
ResponderExcluirEntão ficarei atenta pra essas atividades pontuais, quero mesmo.
Beijos.
Combinado, Rebeca.
ResponderExcluirVou acertar com Lu, então.
Adorei o nome, Inaê. É o mesmo da filha de uma outra amiga querida, Cynthia Falcão, conheces?
Aguarde notícias em breve.
Bjão