sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Grupo de Estudos do Trabalho do Ator

Estão abertas as inscrições para o Grupo de Estudos do Trabalho do Ator, da Fundação Joaquim Nabuco. A proposta do referido grupo é ampliar o trabalho iniciado pelo Curso Dramaturgia – Na Fronteira das Linguagens, realizado no segundo semestre de 2008, cuja proposta era fazer uma introdução prática e investigativa às interpenetrações que envolvem linguagens que lidam com a narrativa. O grupo de estudos será coordenado pelo dramaturgo e videasta Luiz Felipe Botelho, dentro do Projeto TelaTeatro, da Diretoria de Cultura / Massangana Multimídia Produções (MMP).

CONTEÚDO
Embora a ênfase dos trabalhos do grupo seja prática, os conteúdos teóricos serão tomados como referência para foco, organização e desenvolvimento das atividades. No primeiro semestre de 2009, o grupo abordará os gêneros dramático, épico e lírico e suas relações com o trabalho do ator/atriz. Três livros foram escolhidos como base para abordagem: Teatro Épico, de Anatol Rosenfeld; O Melodrama, de Jean-Marie Tomaseau e Melodrama – O gênero e sua permanência, de Ivette Huppes.

HORÁRIOS
Os encontros do Grupo de Estudos do Trabalho do Ator acontecerão todas as segundas-feiras, das 19 às 22h, no estúdio da Massangana Multimídia Produções, na Fundação Joaquim Nabuco do Derby (Rua Henrique Dias 609, térreo).

DESDOBRAMENTOS
As atividades deste grupo serão desenvolvidas em sintonia com os trabalhos do Grupo de Estudos em Dramaturgia, que também se encontra em processo de criação. Haverá, inclusive, várias oportunidades em que os dois grupos trabalharão em conjunto. O conteúdo e as datas dessas atividades serão definidas futuramente. Observação importante: NÃO SERÁ POSSÍVEL A PARTICIPAÇÃO SIMULTÂNEA NOS DOIS GRUPOS. A proposta de trabalho destes grupos prevê uma dinâmica de integração e de ações complementares. Em muitas ocasiões o conhecimento será produzido justamente pela possibilidade de um grupo poder observar e analisar o trabalho do outro. Se um participante estivesse nos dois grupos, essa possibilidade deixaria de existir para ele.

PARA PARTICIPAR

a) Requisitos dos candidatos
Idade mínima de 18 (dezoito) anos. Experiência mínima de dois anos como ator/atriz. A comprovação poderá ser solicitada na segunda etapa de seleção. Disponibilidade para freqüentar assiduamente os encontros semanais (todas as segundas-feiras, das 19 às 22h, no estúdio da MMP/FUNDAJ).

b) Prazo
O período de inscrições para o Grupo de Estudos do Trabalho do Ator vai de 20/02 a 20/03/2009. Serão disponibilizadas 15 vagas.

c) O processo de seleção
A participação efetiva no referido grupo de estudos estará condicionada aos resultados de duas etapas de seleção:
Etapa 1 – Ficha de inscrição/questionário a ser preenchida pelo candidato, que deverá ser entregue até o dia 20/03/2009. Aqui, 25 (vinte e cinco) candidatos serão selecionados para a etapa seguinte.
Etapa 2 – Participação em oficina, junto com outros selecionados, para seleção final.

d) Como se inscrever
Solicite a ficha- questionário no endereço
luiz.botelho@fundaj.gov.br (basta colocar no e-mail o título "Questionário - Trabalho do Ator"). As inscrições serão feitas apenas via internet. Não serão aceitas inscrições pelos correios.
Depois de preencher a ficha-questionário, envie-a para o endereço luiz.botelho@fundaj.gov.br. Coloque no e-mail o título "Inscrição". Você receberá uma confirmação de recebimento que será enviada para o endereço que você usou para remeter seus dados.
Em hipótese alguma serão aceitas inscrições após as 24h do dia 20/03/2009.

e) Custos
Tanto as inscrições quanto a participação no grupo são gratuitas.

f) Relação de todas as datas e prazos
Abertura das inscrições: 20/02/2009
Encerramento das inscrições: 20/03/2009
Divulgação dos resultados da Etapa 1 de seleção: 23/03/2009, no blog
www.fronteiradaslinguagens.blogspot.com
Oficina do Trabalho do Ator (Etapa 2 de seleção): 30/03/2009, das 19 às 22h no estúdio da MMP
Divulgação dos resultados da Etapa 2 de seleção: 31/03/2009 no blog
www.fronteiradaslinguagens.blogspot.com
Início das atividades do grupo: 06/04/2009, segunda-feira, às 19h, no estúdio da MMP/FUNDAJ.

COORDENAÇÃO
O Grupo de Estudos do Trabalho do Ator será coordenado por Luiz Felipe Botelho. Veja mais detalhes sobre ele no final do post anterior.

Um comentário: