sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O episódio de Vida e Minussi - Dia 4

“Não importa o que tiraram de você, o que importa é o que você vai fazer com o que sobrou...”

É com esse pensamento que escrevo sobre a última gravação de Minussi e Vida. Estamos chegando ao fim de percurso, mas totalmente com cara de começo para todos que trabalharam nesse processo, e também para Minussi que volta a Stufana para um novo treinamento, uma nova jornada começa e sua missão recomeça. Hoje contamos com a valentia de Fábio Valente que nos acolheu em sua casa em Aldeia e a atriz Isolda Barreto que compôs Rose, a guia de Minussi nesse seu re-começo. A priori Isolda se sente totalmente à vontade com a história e parece pronta a incorporar Rose. Já Thaianne Cavalcanti, apesar do seu cansaço diário, estava calma e serena para a realização da cena. É importante frisar que a atriz Carol Miranda estava presente e até deu força como contra-regra de Felipe. Kyara registrava tudo o que acontecia e Sr. Ricardo, mais uma vez, nos ajudava na produção. Tudo estava caminhando bem. Porém a palavra do dia é “Síntese”, pois foi uma simplificação de fatores que ocorreram em dias anteriores que atrapalharam um pouco as gravações. Foram desde as rimas dos “ãos” caminhão, avião e uma construção ao lado da casa em que o nosso pedido de silêncio foi solicitado e os obreiros acataram calmamente e esperaram findar as gravações. Era mensageiro, vento e Calipppssoooooo que soava no rádio circunvizinho.

Quanto à interpretação vale registrar a importância do convite da atriz Isolda para o papel, pela sua vasta experiência no Teatro de Amadores de Pernambuco (TAP) e sua atuação decorrente e atual no Centro Apolo-Hermilo. Mas, diante de tanta experiência de teatro, ela se sentia um pouco inibida diante das câmeras. Por isso teve que haver alguns ensaios correntes e também alguns improvisos. Se a falta de experiência quanto à linguagem cinematográfica dificultava Isolda, isso mais não acontecia com Thai Cavalcanti que estava segura em seu papel e mostrava uma maturidade adquirida pelo dia anterior. Felipe tentava conduzir a cena e a mesma aos poucos se desenhava e se formava e assim terminava mais um ciclo de Minussi e declarava o término de sua participação temporária em Stufana.

No final da tarde tivemos que gravar uma cena extra que ficara faltando. Para isso tivemos a participação da atriz Mariquinha Santos, amiga do ator/dramaturgo Giordano Bruno. Mariquinha se dispôs a fazer o trabalho numa alegria e espontaneidade que dava gosto de se ver. Sua experiência teatral advém da Escola de Arte João Pernambuco e cinematográfica de quatro curtas que ela atuara agora há pouco. A cena foi gravada no Parque 13 de maio, esta seria a última cena com Vida (Ana Carolina Miranda) e parecia tão real que aguçava a curiosidade do público na realização do trabalho. Essa cena foi gravada tão rápido que logo estávamos na Kombi voltando para a FUNDAJ.

Como todos os dias de gravação eu e Felipe nos reunimos para analisar os pontos positivos e negativos e acrescentar algo nas próximas gravações. Chegamos à conclusão que o trabalho foi concluído e com louvor. A minha inclusão no processo, apesar de minha inexperiência em produção e direção, foi uma iniciativa interessante para a concretização do processo e o registro dos episódios ajudavam a nortear tanto os dramaturgos e atores quanto ao público/leitor que lê os diários, afirma Felipe. Para mim foi um prazer enorme participar desse trabalho, no qual tentei fazer o melhor que pude. Vale ressaltar aqui os agradecimentos aos idealizadores/produtores dessa história belíssima: Elton Rodrigues, Giordano Bruno e Onézia Lima (Lili); aos atores Ana Carolina Miranda, Anais Coelho, Giordano Bruno, Isolda Barreto, Maria Luisa Aguiar, Mariquinha Santos e Thaianne Cavalcanti; aos pais Edivani Batista, Fabiana Coelho e Ruy Aguiar; aos anfitriões Fábio Valente e a Kyara Muniz; a fotógrafa Amanda Torres; ao apoio técnico Sr. Ricardo e D. Nilda, ao assistente de produção/direção Diego Albuck e ao diretor Luiz Felipe Botelho pela desenvoltura e prontidão no realizar desse episódio e é claro também aqueles que diretamente ou indiretamente torceram para que esse projeto tornasse realidade. Que todos sejam abraçados e parabenizados pelo apoio e fiquem atentos que não acaba por aí não. Marana está se preparando e o seu episódio vem aí, cheio de novidades. Óbvio que estarei aqui anotando tudo para vocês. (Obs: Gente eu me senti Perez Hilton agora poooodre kkkkkkkk)

AGUARDEM!!!!!!

Texto de Diego Albuck
Integrante do GED e assistente de direção/produção

O episódio de Vida e Minussi é de autoria de Elton Rodrigues, Giordano Castro e Onézia Lima, com as atrizes Ana Carolina Miranda (Vida) e Thaianne Cavalcanti (Minussi). Atores convidados: Giordano Bruno (Karol), Isolda Barreto (Rose) e Mariquinha Santos (Mulher no parque). Participação especial das crianças Anaïs Coelho (Sol) e Maria Luisa Batista de Aguiar (Hannah).

Nenhum comentário:

Postar um comentário