quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O episódio de Vida e Minussi - Dia 3

Diego está sentado em frente ao computador digitando o 3º relatório de gravação. Ele está tenso. Angustiado. Não consegue escrever. Seus pés se movem mais rápido do que de costume.

- Nãao!!! Isso tá péssimo. Vamos continuar de outro jeito. Vamos improvisar.

O improviso é a melhor arma numa hora dessas. Improviso foi a palavra-chave para o início do 3º dia de gravação, teve que haver muitos ensaios para começar a gravar. As gravações de hoje aconteceram na casa de Kyara Muniz. As dicas de Felipe foram imprescindíveis para direcionar a cena mais difícil do episódio, a revelação de Vida (Ana Carolina Miranda) à Minussi (Thaianne Cavalcanti). A responsabilidade da cena se chocava com o nervosismo das atrizes que precisavam de um pouco mais de concentração para que o trabalho do ator falasse mais alto nas encenações. A mais recente formada em Artes Cênicas Thaianne Cavalcanti estava numa encruzilhada na qual passam a maioria dos atores de teatro quando passa a representar em frente a uma película e a se questionar sobre a relação entre a linguagem cinematográfica e teatral. Ela se encontrava definitivamente na fronteira das linguagens.


O clima das gravações estava um pouco tenso devido ao peso que a cena proporcionava, foi um processo árduo de longas cenas, de muita centralização e muita leitura no texto. À medida que o tempo passava e a cena se desenrolava quem assistia ficava mais tencionado e emocionado com a interpretação das duas atrizes que arrancavam choro dos espectadores (Eu, Kyara e Amanda Torres que fotografava perfeitamente as cenas), e também do diretor Felipe que ficava embasbacado com tanta avidez e força na interpretação. Era um turbilhão de sentimentos encorpados de ódio, raiva, medo, amor, angústia que desnivelava nas expressões faciais e corporais das personagens. Chegando ao final da cena, no qual diria o seu ápice, em que a revelação era feita, a cena foi gravada sem cortes e aí contava com a experiência do ator que foi destrinchada intensamente através das intérpretes, e assim extraiam aplausos dos presentes nas gravações. Vale ressaltar que as duas deram uma belíssima aula de interpretação, disciplina, equilíbrio emocional, sensibilidade e disposição física para a composição das personagens. Thai Cavalcanti chegou ao limite de pedir uma tapa no rosto de sua companheira de cena para que a cena ficasse mais realista. Carol mais contida apenas a empurrou e deu uns puxões para extrair o ódio de Minussi por Vida. Quem assistia ficava com olhos, corpo, coração vidrados com tanta voracidade enérgica emanada das atrizes. Foi um dia plenamente tenso, mas ejaculado de gozo e felicidade no final pela obra-prima que se encaminhava o episódio de Minussi e Vida. Para não perder o costume deixo duas frases que vão especialmente para o diretor e as atrizes desse grande espetáculo que demonstraram garra e muita força de vontade na execução desse trabalho, elas são de Albert Einstein e Alan Kardec que refletem claramente o dia de hoje: “Há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a vontade." E “Possuímos em nós mesmos, pelo pensamento e a vontade, um poder de ação que se estende muito além dos limites de nossa esfera corpórea."

Texto de Diego Albuck
Integrante do GED e assistente de direção/produção

O episódio de Vida e Minussi é de autoria de Elton Rodrigues, Giordano Castro e Onézia Lima, com as atrizes Ana Carolina Miranda (Vida) e Thaianne Cavalcanti (Minussi). Atores convidados: Giordano Bruno (Karol), Isolda Barreto (Rose) e Mariquinha Santos (Mulher no parque). Participação especial das crianças Anaïs Coelho (Sol) e Maria Luisa Batista de Aguiar (Hannah).

2 comentários:

  1. Lagrimas cairam de meus olhos agora...
    Particulamente, é o momento do da Historia de Minussi e Vida que mais gosto e identifico.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que texto bom Diego!
    Quanta emoção nessa gravação!
    Nos serve como exemplo para a realização um bom trabalho!
    Muuuuuito curiosa pra ver tudo pronto!
    Não vejo a hora de Céu entrar em cena também.
    Bjus...

    ResponderExcluir