terça-feira, 21 de outubro de 2008

Rito de passagem

Veja aqui imagens da leitura dramatizada que abriu as apresentações dos trabalhos em processo no dia 20/10. Na programação, além da leitura dos cinco esquetes criados pelos participantes do curso, houve debates e a aplicação de um questionário sobre cada texto lido, preenchido por pessoas da platéia. Mas a noite foi importante também por duas razões não explicitadas no evento. A primeira delas é que a leitura representou uma espécie de rito de passagem daqueles autores: todos estavam tendo a oportunidade de testemunhar a materialização de suas obras através do olhar de um diretor e de atores profissionais. A segunda razão foi que se deu reabertura não-oficial do estúdio da Massangana Multimídia Produções (MMP) para uma platéia, agora como espaço a ser compartilhado por experimentos cênicos e atividades de produção de vídeo. Nesse estúdio foram produzidos pela MMP alguns programas importantes da TV local, como o jornalístico Resgate, que foi ao ar semanalmente pela TVU na década de 90, e a série 500 anos, com bonecos do grupo Mão Molenga, exibida em todo o país pelas TVs Escola, Cultura, Educativa e Ra-Ti-Bum (tv por assinatura) e que será lançada em breve em DVD. A recuperação do estúdio é mais um passo da Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco para reintroduzir as artes cênicas nas atividades da instituição, através da MMP.















5 comentários:

  1. É impressionante o quanto produzimos até agora, cronologicamente quase impossível de se compreender.
    A viagem ás fronteiras ilimitadas está apenas começando.

    ResponderExcluir
  2. que coisa estranha eu senti...
    não sei dizer mais foi muito bom!
    obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Ky e Giordano,
    é nessas horas que a gente vê que o tempo é mesmo uma ilusão e que quaisquer realidades, mesmo as mais surpreendentes, podem ser acessadas com apenas três palavras: que seja assim.

    ResponderExcluir
  4. Gente, vê nosos textos "em pé", deu um orgulho danado. Estou mt feliz e mt confiante de q faremos ainda mais e melhor! Bjs , Obg e parabéns a tds!

    ResponderExcluir
  5. Descobrir possibilidades... Isto é o mais importante! Descobrir que nossas idéias podem alcançar e ir ainda mais longe do que aquilo que sonhamos.Descobrir que a realização é apenas um passo para dar a medida de nossos sonhos e esperanças... O ler o texto e vivê-lo como ator, transforma-se então num novo painel, onde se estampa cores e formas do sonho e do real, real já além do imaginário...

    ResponderExcluir