sexta-feira, 26 de junho de 2009

Texro 08 - "Longe do Paraíso"

As siamesas foram personagens criadas sob polêmica, pois implicitavam em duas personalidades num exercício que pedia apenas uma. Porém, as possibilidades sugeridas por essa criação justificaram o ajuste na atividade para comportar a presença de ambas. O resultado foi que essas personagens acabaram marcando definitivamente sua presença no imaginário dos grupos de estudos, gerando histórias inusitadas e performances desafiadoras. A seguir reproduzimos o texto épico de Fabiana Coelho, escrito em 6 de maio de 2009, e que abriu o ciclo de cenas com essas personagens nas apresentaçõs de 15/06/09. Em seu improviso, a atriz Cristina Siqueira representou o narrador e as duas irmãs. À luz das velas, Cristina deu ênfase na marca épica do texto postando-se como uma contadora de histórias. Evocou, assim, o encontro na fogueira em torno da qual desde muito milênios - e hoje, aparentemente, cada vez menos - as pessoas podiam se reunir para ouvir histórias e partilhar emoções.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

NARRADOR - Era um tempo distante de hoje, numa vila escondida do mundo, nasceu, um dia, um estranho ser. Coladas pela bacia e pelas pernas, duas crianças brotaram de um único ventre. Siamesas, diriam os cientistas de nosso tempo. Mas ali, onde céu e terra são amigos dos homens e os homens sabem apenas o que lhes permite Deus e a lavoura... ali, aquelas pequenas crianças eram castigo dos deuses, circo de horrores, sujeitas ao pior dos destinos: o isolamento, a solidão.

(O MESMO ATOR QUE FAZ O NARRADOR INTERPRETA AS DUAS SIAMESAS)

ISABEL - Se um dia eu pudesse sair de casa, comeria maçãs.
ELISA - Maçãs? Por que?
ISABEL - Olha (MOSTRA UM LIVRO). Olha este desenho! Elas são tão redondas, tão vermelhas... é como comer um pedaço do paraíso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário