quinta-feira, 18 de junho de 2009

Texto 00 - "Olhe para a luz!"

O texto abaixo foi escrito em 08 de abril de 2009 por Edivane Bactista. É uma fala de Morgue, personagem idealizado por Ailton Brito e escolhido num trabalho de equipe como referência para criação de cenas. Morgue é um “recém-morto” de meia idade, tem cabelos soltos e desfiados, olhar frio, às vezes sarcástico, voz rouca e sotaque forte. Enquanto vivo não foi uma boa pessoa e depois de morto as coisas não mudaram muito. A cena foi interpretada por Hermínia Mendes no espaço de um banheiro masculino. Como o espaço só comportava quinze espectadores de cada vez, foram realizadas duas apresentações. Na cena, de afiado humor negro, Morgue vislumbra a esposa ainda viva no leito de um hospital, torcendo para que ela morra e o reencontre no além. Hermínia exercitou a ênfase na morbidez da situação, deixando o sarcasmo em segundo plano e sugerindo uma condição de loucura de seu personagem.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

MORGUE
Ah! Ah! Ah! Venha meu amor ou você pensou que eu ia conseguir viver sem você? Afinal foram 40 anos de vida em comum. Vá! Não desista! Olhe para a luz! A tão famosa luz, meu docinho! Olha, deixa de frescura e anda logo que eu já não agüento mais esperar! Não quero me irritar! Você sabe como fico quando viro uma fera... Ai... que demora... venha embora... Essa não! Os médicos chegaram! O que? Reanimar? Não!!! Eu te amo! Venha... Isso... Isso... Vemos que eu estou com saudade da sua comidinha! Ah... Massagem para reanimar? Não! Não! Isso não! É muita adrenalina para mim. Ai que raiva. Relaxa.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Se quiser saber mais sobre estes textos e apresentações, clique aqui.

Um comentário:

  1. Assim como já tinha observado o excelnte texto de Edivane, retomo as nuances trazidas por Hermínia para sua personagem: de uma beleza e um incômodo tremendo, num paradoxo que só poderia vir de um sujeito que deseja a morte de sua própria amada. Parabéns a ambas.

    ResponderExcluir