sábado, 27 de junho de 2009

Texto 09 - "Socos no coração"

Criada por Ailton Brito em 3 de junho de 2009, a segunda cena das siamesas (ver post anterior) apresentada na noite de 15/06/09 foi interpretada por dois homens, os atores Arthur Canavarro e George Cabral. Numa escuridão quase total, rompida pela luz sem vida de uma lanterna, a silhueta difusa dos atores sugeria o campo de batalha inconsciente onde nunca cessava o embate das gêmeas. As vozes fortes e monocórdicas, como que habituadas à insistência diante do aparentemente irremediável, soavam como vindas das memórias de um sono eterno onde os limites entre sonho e pesadelo pareciam não existir.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

(GRANDE PÊNDULO BALANÇANDO. É O PÊNDULO DA VIDA. EM UM EXTREMO, UMA IRMÃ. NO OUTRO, A OUTRA. ENTRE ELAS, UM ABISMO DE TEMPO QUE AS CONSOME... A PRIMEIRA OLHA PARA A FRENTE, A SEGUNDA, DE CABEÇA BAIXA)


SIAMESA 1 - A minha cabeça está erguida, os girassóis se montam. É uma desnitidez nitidez nitidez lançada. Eu sou uma gota sem fonte nem esparramar, e meu meio me anima, mas me “mordaliza”... Outra sombra se aproxima, desta vez cresce na minha barriga. (PAUSA) Amor?
SIAMESA 2 - (ERGUENDO A CABEÇA. CANTANDO DOCE) Pois não?
SIAMESA 1 - (FATÍDICA) Uma de nós morrerá.
SIAMESA 2 - (AINDA DOCE, PARECENDO MAIS ENTORPECIDA) Qual não será surpresa a morte dessa segunda. Será?!
SIAMESA 1 - É triste. Mas inevitável e aborrecível.
SIAMESA 2 - É.
SIAMESA 1 - E é.
(FALANDO RÁPIDO, MECANICAMENTE TALVEZ OU RINDO, JAMAIS FURIOSAS)
SIAMESA 1 - Te odeio.
SIAMESA 2 - Me odeio também, ahahah.
SIAMESA 1 - Um soco no meu coração e você não é mais.
SIAMESA 2 - Dê-lhe-me. Venha. Vai. Dê-lhe-me.
(REPETEM EXAUSTIVAMENTE ESSE TRECHO. O PÊNDULO PÁRA E ELAS TAMBÉM, SIMULTANEAMENTE.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário