domingo, 28 de junho de 2009

Texto 10 - "Sobre separar siamesas"

Maria Pessoa é a autora da cena final do ciclo enfocando as personagens das siamesas, dentro das apresentações de 15/06/09. O texto dramático foi interpretado por um homem e uma mulher: Eduardo Japiassu (Ana) e Regina Medeiros (Maria). Os dois atores improvisaram o palco sobre um birô que também fez as vezes de cama de hospital. O tom naturalista impresso às falas se adequou à quebra do naturalismo no arremedo cenográfico: a despeito da sutil comicidade presente na apresentação, manteve-se o impacto e o desconforto latente no desfecho da cena.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

(NO PALCO, APENAS UMA CAMA DE HOSPITAL COMPÕE O ASSÉPTICO CENÁRIO. SENTADAS LADO A LADO, MARIA E ANA, DUAS IRMÃS SIAMESAS COLADAS PELO VENTRE, SE PREPARAM PARA UMA CIRURGIA QUE TENTARÁ SEPARÁ-LAS)

MARIA - Eu to com medo.
ANA - Não seja tola.
MARIA - E se não der certo?
ANA - É melhor tentar do que viver assim, você não acha?
MARIA - Sei não. Já me acostumei a isso tudo, a você. Depois, eu não quero morrer. Eu não sei o que tem depois, para onde a gente vai.
ANA - Nem eu, deixe de ser medrosa. Pense no que será a nossa vida depois. Vamos ser normais. Pessoas separadas. Vamos poder namorar.
MARIA - Eu não me importo de ficar colada a você pra sempre.
ANA - Você tem é medo de ser você mesma e encarar o mundo. Deixe de ser boba. Amanhã, nessa mesma hora, estaremos aqui comemorando o sucesso da cirurgia.
MARIA - Você tem razão.


(ENTRAM ENFERMEIROS E LEVAM AS DUAS. ESCURO. QUANDO ACENDE A LUZ NO PALCO, AGORA DUAS CAMAS. UMA DELAS VAZIA. MARIA TEM UM SORO PRESO AO SEU BRAÇO. MARIA ACORDA E OLHA PARA O LADO)

MARIA - Ana, você está aí? Não morremos, veja.
(SILÊNCIO, CAI O PANO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário