sexta-feira, 19 de junho de 2009

Texto 01 - "Você tem suspiros?"

Hoje tem o texto de Anderson Williams, escrito em 06 de maio de 2009. Os personagens, uma alemã de meia idade e uma menina, foram parcialmente criados em uma dinâmica envolvendo todos os participantes do GE de Dramaturgia. As características de ambas (nomes, motivações, conflitos) foram posteriormente expandidas e detalhadas segundo o gosto de cada autor. Esses e outros personagens foram utilizados em exercícios dos gêneros épico, dramático e lírico e são recorrentes em muitas das cenas apresentadas no dia 16/06 (saiba mais sobre estas apresentações clicando aqui). O improviso baseado neste texto foi criado por Cristina Siqueira (Izi) e Tatto Medini (Maria), que optaram por uma abordagem leve, jocosa, lúdica e doce como os suspiros da história. Tanto nesta quanto em outras cenas, esse enfoque ajudou a driblar as limitações impostas pelo exercício (falta de tempo, luz, maquiagem, figurino), valorizando as condições de improviso como possibilidade lícita - e produtiva - no jogo teatral e favorecendo a poesia contida na cena.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

(MULHER DE 55 ANOS, MARIA FUGIDA DA GUERRA DA ALEMANHA E POR CONTA DISSO NÃO ESCUTA BEM, MORA NO BRASIL HÁ 10 ANOS E É APOSENTADA DOS CORREIOS.)

(CASA DE MARIA, NOITE, ELA TRICOTA SENTADA NUMA CADEIRA DE BALANÇO COM A TV LIGADA NO VOLUME BEM ALTO E MAL PRESTA ATENÇÃO NO QUE SE PASSA NA TV. DE REPENTE A LÃ DO TRICÔ ENGANCHA E ELA PUXA, ESTÁ PRESA A ALGO QUE ELA NÃO SABE. E ENTÃO ELA VÊ. MARIA SE ASSUSTA)

MARIA - Como você chegou aqui?
IZI - Eu sempre estive aqui.
MARIA - Eu sei que não porque eu moro aqui sozinha.
IZI - Eu sei que sim porque moro aqui com você.
MARIA - O que você quer?
IZI - Contar-lhe uma história.
MARIA - Onde estão seus pais?
IZI - É sobre eles que eu quero lhe falar.
MARIA - Então comece.
IZI - Mas antes... você tem suspiros?
MARIA - Como?
IZI - Suspiros, aquele doce, comida de criança.
MARIA - Não, eu não tenho suspiros.
IZI - Não pode ser. Em todas as casas que vou tem suspiros.
MARIA - Mas esta não tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário