quinta-feira, 2 de julho de 2009

Texto 14 - "Suspiros secretos"

O texto de Dani Abreu (de 26 de maio de 2009) também enfoca a amizade entre a menina e a mulher de meia-idade, desta vez batizadas com os nomes de Clara e Dona Francisca. Com a responsabilidade de criar uma cena itinerante, que fizesse a transição entre dois espaços, as atrizes Janaína Gomes e Regina Medeiros aproveitaram a ação já sugerida no texto e incorporaram nela o elevador real existente no segundo pavimento da FUNDAJ. As indicações cenográficas, que poderiam ter complicado o improviso, reverteram em benefícios para as duas atrizes: elas se apropriaram com segurança tanto do espaço quanto de seus personagens, criando uma ação vívida e caracterizações empáticas e envolventes.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

CLARA - Onde a senhora vai D. Francisca?
D.FRANCISCA - Vou ao mercado, fazer minhas compras dos doces.
CLARA - A senhora vai comprar suspiros?
D.FRANCISCA - Claro e também vou lhe dar se é isso que voce quer saber. Quem me dera estar nessa fase, em que um suspiro faria meu dia mais alegre. Hoje meus suspiros não são mais doces.
CLARA - Como assim D. Francisca?
D.FRANCISCA - É que existem dois tipos de suspiro, minha menina: o doce, que é o que voce adoooora comer e um outro. Este outro vem com a vida.
CLARA - Quer dizer que vão aparecer outros suspiros na minha vida? Ebaaaaaaa, quero todos. Quando vai ser? Quando vai ser?
D.FRANCISCA - Nem todos vão lhe agradar. Vamos colecionando vários suspiros no decorrer dos anos, suspiros de lamentações, suspiros de saudades, suspiros de agonia e tantos e tantos outros.
CLARA - Aaah, então, se senhora já é um pouco velhinha, deve ter um monte desses suspiros guardados!
D.FRANCISCA - Tenho sim.
CLARA - E eu não posso provar agora porque sou pequenininha, né?
(D. FRANCISCA FAZ QUE SIM COM A CABEÇA)
CLARA - (A PARTE, PARA SI MESMA) Eu sabia, eu sabia que D. Francisca tinha suspiros secretos, vou procurar todos e vou achar tudinho, esse da saudade que ela falou , o da agonia e o das lamentações e ainda tem os outros que ela não quis falar mas eu vou descubrir... Ah se vou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário