quarta-feira, 8 de julho de 2009

Texto 20 - "Maior do que eu te amo"

O texto criado por Carlos Ferrera (08/04/09) e interpretado por George Cabral finalizou as atividades do dia 15/06/09. Esta cena contém uma declaração de amor feita pelo personagem Vito e, pelo modo como tocou a todos quando foi lido pela primeira vez, tornou-se um dos textos mais queridos pelo Grupo de Estudos de Dramaturgia. Vito é um menino de seis anos, ruivo e com sardas. Ele foi criado por Cleyton Cabral no mesmo trabalho de equipe que também gerou o personagem Morgue, de Ailton Brito. Vito leva uma gaiola a todo lugar que vai. Se encontra desconhecidos, pergunta-lhes quais são seus sonhos, anotando as respostas num papelzinho e pondo dentro da gaiola. Quando chega em casa lê um por um e depois pendura a gaiola na janela com a portinhola aberta, para que os sonhos voem como pássaros e se realizem. Ciente de que muitas pessoas já realizaram seus sonhos, Vito quer realizar o dele: conhecer seus pais verdadeiros. Ao improvisar a cena, o ator George Cabral evitou a caricatura de criança, buscando na sua própria inocência as inflexões que deu ao texto. Com simplicidade e eficácia, complementou sua construção falando diretamente para a platéia, dando suas falas de joelhos, atrás de um birô, simulando a altura de um menino de seis anos.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

VITO
Todos os dias eu agradeço ao rei dos passarinhos por tudo que o senhor fez por mim. Quando eu encontrar minha mãe e o meu pai vou pedir pra eles deixarem o senhor morar conosco. Lembra quando o senhor cuidou do dodói no meu dedo... e daquela vez que eu caí da escada e o senhor veio e me levantou. Nossa! O que seria de mim sem o senhor, não é? Existe uma palavra maior do que eu te amo pra dizer eu te amo pro senhor? Talvez não tenha, né? Então toda vez que eu disser “eu te plou!” vai querer dizer tudo, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário