terça-feira, 23 de junho de 2009

Texto 05 - "Quase cinquenta gatos"

O texto criado por Amanda Virgínia Torres em 06 de maio de 2009 retoma dois personagens recorrentes: o filho da senhora de meia-idade e a menina que adora suspiros. Desta feita a cena mostra um embate seco e misterioso que atiça a curiosidade do leitor/espectador. As atrizes Ana Carolina Miranda (Menina) e Janaína Gomes (Homem) tornaram visíveis as tensões desse embate trabalhando pausas, olhares e o peso de conteúdos não revelados. Se você quiser saber mais sobre estas apresentações, clique aqui.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

(HOMEM ESTÁ SENTADO NO CHÃO EM CIMA DE ALMOFADAS. TEM QUASE CINQUENTA GATOS A SE ENROSCAR POR PERTO. DESCANSA O ROSTO NUMA BENGALA. MENINA RUIVA USA UMA ROUPA BRANCA FEITA DE SUSPIROS E ESTÁ COMENDO A BARRA DO VESTIDO, LAMBUZANDO-SE. OS GATOS SE DISTRAEM DO HOMEM E SE APROXIMAM LENTAMENTE, TENTANDO COMER SEUS SAPATOS)

HOMEM – Ainda agora não te disseram que não poderias entrar aqui?
MENINA – Você pode me perdoar, moço?
HOMEM – Vamos, perdoo, sim, mas nenhum dos cinquenta você levará, entendeu? Direitinho, dessa vez?
MENINA – Estava pensando que seria mais bonito desistir dos gatos, senhor.
HOMEM – Não tenho medo de suas doçuras, elas não vão funcionar, sabe?
(MENINA SORRI LEVEMENTE)
HOMEM – O que você quer agora?
(MENINA TIRA UM PEDAÇO DA MANGA E OFERECE AO HOMEM)
HOMEM – (GARGALHA) Sua garotinha burrinha, não imagino como achou que ia funcionar comigo! (RI) Seu poder pode dominar os gatos, não venha para cima de mim!
MENINA – Eu domino seus cinquenta gatos de uma vez.
HOMEM – Mas não sabe usá-los, menininha estúpida! Nem a eles, nem a mim.
(LÁGRIMAS NOS OLHOS DELA)

2 comentários:

  1. destaco aqui as atuações nos improvisos de Ana Carolina e Janaina no excelente texto de Amanda que dá margens mis no universo teatral.

    ResponderExcluir
  2. Destaco o encanto dessas rubricas, que dão um tom de hq muito forte pra cena, tornando a tensão crescente. Excelente.

    ResponderExcluir